top of page

COMO PUBLICAR UM LIVRO DE FORMA INDEPENDETE



Uma das perguntas mais frequentes de escritores ou pessoas que querem publicar um livro é sobre como publicar de forma independente.


É fácil, mas requer perseverança e dedicação, e para te ajudar reunimos algumas etapas importantes nesse processo:

TENHA SUA OBRA PRONTA

Não pense em publicar um livro antes mesmo de escreve-lo. É preciso que a obra nasça primeiro para que então ganhe corpo. Muitas pessoas, antes mesmo de começar a escrever, desistem de continuar o projeto por pensarem além. Se frustram por acharem demasiado difícil e, assim, o livro torna-se natimorto: morre na concepção. Por isso, escreva antes o livro e, enquanto o produz, foque apenas nele.


REVISE E EDITE SUA OBRA

Um bom livro se faz com uma boa história e com um texto envolvente e sem erros gramaticais e ortográficos. Portanto, quer ganhar pontos? Após terminar de escrever o livro, deixo-o descasar por um período. Depois, leia, revise e edite o texto (corte o que não é necessário). Inclusive, vale a pena investir num revisor, que vai pegar os errinhos que, muitas vezes, ao lermos nosso próprio texto, não percebemos.


PENSE E CRIE UMA ILUSTRAÇÃO PARA CAPA

Uma boa capa vende. As pessoas julgam o livro pela capa sim. Portanto, pense em uma capa chamativa, com um título de livro que seja atraente. Vale a pena contratar um capista profissional, ou mesmo algum conhecido que saiba ilustrar e tenha os traços que vão fazer com que o seu livro ganhe uma bela capa.


TIPOS DE PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES

Você tem três caminhos de publicação independente: publicação virtual, por demanda, ou em grande tiragem. Vejamos elas:


PUBLICAÇÃO VIRTUAL

É a mais fácil de ser feita. Você pode criar uma conta na Amazon, Kobo ou mesmo no Clube de Autores, entre outros sites. Neles, você se cadastra e posta seu livro virtualmente, podendo vende-lo ao preço que você estipular. Há! Existem manuais que podem te auxiliar nesta publicação.


PUBLICAÇÃO POR DEMANDA

Quer fazer um lançamento físico, sentir o cheiro de papel do seu livro? Você pode optar por publicação por demanda. Ou seja: você imprime quantos livros quer. Essa opção, geralmente, é a que cabe melhor no bolso (porém o preço dos livros é bem salgado).


PUBLICAÇÃO EM GRANDE ESCALA

Quer publicar 500 ou mil exemplares? Tem dinheiro para isso, beleza! Quanto mais livros se imprime, mais baixo é o valor por unidade. Porém, quando você opta por esta opção, lembre-se de que será necessário fazer um livro completinho: com ISBN, ficha catalográfica, código de barras, entre outros elementos que o possibilitarão colocar o livro no mercado. Além disso, será preciso diagramar o livro, fazer a capa, enfim, preparar este material para que o mesmo possa ser impresso.


VENDAS E DIVULGAÇÃO

Como escritor independente, você precisa de uma estratégia para se colocar no mercado. Qual o melhor caminho? É entender que você é sua marca: fale do seu livro, faça parcerias com blogueiros (eles são essenciais para difundir os livros nacionais), participe de eventos, promova pequenos lançamentos, faça seu nome aparecer. Construa, portanto, sua imagem.


DICA DA GRÀFICA LCR: NÃO DESISTA

Se você tem vontade de ter um livro publicado, siga firme em seu propósito. E tenha sempre a humildade de entender que, neste mundo das letras, é preciso sempre ajudar um ao outro. Leia autores nacionais independentes, comente sobre eles, faça o trabalho deles também ser reconhecido. Mesmo sozinhos, devemos procurar aqueles que entendem nossas dores. A caminhada fica melhor. Vale a pena.


Esperamos ter esclarecidos algumas dúvidas sobre uma publicação independente, acreditamos muito na cultura e na produção independente. Incentivamos novos escritores. Somos especializados em produção independente.


Se curtiu esse conteúdo comenta aqui, deixe sua opinião e até mesmo dúvidas que teremos o maior prazer em ajudar. ;)



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page