top of page

AS ETAPAS PARA A PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO

Atualizado: 5 de abr. de 2021

Ter minar de escrever o livro é apenas uma etapa para sua publicação. Na semana passada falamos de algumas etapas que merecem atenção para a publicação independente.

Neste texto vamos aprofundar nessas etapas.


CONTRATO

Para publicar um livro, você pode optar por um acordo comercial entre o autor e a editora. Um processo de produção só pode se iniciar após as duas partes terem entrado em acordo e assinado o contrato ou você pode optar em seguir com a produção independente, que já explicamos no texto da semana passada.


PREPARAÇÃO TEXTUAL

É a etapa de revisão do livro. Essa função já foi chamada de copidesque, aqui o texto é preparado para o revisor. São analisados palavreados e consistência na narrativa.


O preparador de texto precisa garantir que a adaptação feita de acordo com a nova realidade cultural e linguística. O importante é que o texto fique o mais natural e acessível o possível.



REVISÃO TEXTUAL

Durante a revisão textual, o profissional se atenta a critérios gramaticais e semânticos.


É muito comum que o texto vá e volte para o revisor algumas vezes. Podendo ter uma prova, duas, três, quatro e assim por diante. Dependendo da obra, o texto nem passa por uma preparação e vai direto para revisão textual. Alguns revisores também fazem o trabalho de preparar o texto.



DIAGRAMAÇÃO

Aqui o texto do livro é organizado de acordo com o projeto gráfico idealizado para o livro. É aqui que ele passa a tomar forma como produto final. O diagramador pensará desde as fontes utilizadas, espaçamento, tamanho até possíveis estilizações, desenhos, gráficos etc.


Um bom livro diagramado é aquele que visualmente agrada ao leitor e facilita a leitura. Por isso, é também uma fase decisiva.


DESIGN DE CAPA

Nesta etapa, o designer produz a capa do livro de acordo com um briefing que procura atender as especificações sobre o livro como tema, publico alvo e referências. O Editor, autor, designer e a equipe de Marketing costumam opinar nesse briefing.


PROVA GRÁFICA

Antes de realizar a impressão final do livro, é importante fazer a prova, um boneco do livro para conferência final, como chamamos.


É nesta etapa que podemos evitar problemas e erros em todos os exemplares de uma tiragem.



IMPRESSÃO

Após a prova, o livro finalmente é impresso na gráfica. Aqui que ele se transforma em sua versão final, pronto para ser distribuído!


Nesta etapa, já foi decidido anteriormente o estilo de papel, gramatura e cor. São diversas possibilidades de impressão. Normalmente, a impressão de livros seguem um padrão, mas você também tem a possibilidade de fazer a impressão com outros critérios que favorecerão a obra.



Gostou de conhecer um pouco mais sobre o processo de produção de um livro? Deixe aqui nos comentários e compartilhe com seus amigos escritores se achou interessante. ;)

1.082 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page