Ter minar de escrever o livro é apenas uma etapa para sua publicação. Na semana passada falamos de algumas etapas que merecem atenção para a publicação independente.
Neste texto vamos aprofundar nessas etapas.
CONTRATO
Para publicar um livro, você pode optar por um acordo comercial entre o autor e a editora. Um processo de produção só pode se iniciar após as duas partes terem entrado em acordo e assinado o contrato ou você pode optar em seguir com a produção independente, que já explicamos no texto da semana passada.
PREPARAÇÃO TEXTUAL
É a etapa de revisão do livro. Essa função já foi chamada de copidesque, aqui o texto é preparado para o revisor. São analisados palavreados e consistência na narrativa.
O preparador de texto precisa garantir que a adaptação feita de acordo com a nova realidade cultural e linguística. O importante é que o texto fique o mais natural e acessível o possível.
REVISÃO TEXTUAL
Durante a revisão textual, o profissional se atenta a critérios gramaticais e semânticos.
É muito comum que o texto vá e volte para o revisor algumas vezes. Podendo ter uma prova, duas, três, quatro e assim por diante. Dependendo da obra, o texto nem passa por uma preparação e vai direto para revisão textual. Alguns revisores também fazem o trabalho de preparar o texto.
DIAGRAMAÇÃO
Aqui o texto do livro é organizado de acordo com o projeto gráfico idealizado para o livro. É aqui que ele passa a tomar forma como produto final. O diagramador pensará desde as fontes utilizadas, espaçamento, tamanho até possíveis estilizações, desenhos, gráficos etc.
Um bom livro diagramado é aquele que visualmente agrada ao leitor e facilita a leitura. Por isso, é também uma fase decisiva.
DESIGN DE CAPA
Nesta etapa, o designer produz a capa do livro de acordo com um briefing que procura atender as especificações sobre o livro como tema, publico alvo e referências. O Editor, autor, designer e a equipe de Marketing costumam opinar nesse briefing.
PROVA GRÁFICA
Antes de realizar a impressão final do livro, é importante fazer a prova, um boneco do livro para conferência final, como chamamos.
É nesta etapa que podemos evitar problemas e erros em todos os exemplares de uma tiragem.
IMPRESSÃO
Após a prova, o livro finalmente é impresso na gráfica. Aqui que ele se transforma em sua versão final, pronto para ser distribuído!
Nesta etapa, já foi decidido anteriormente o estilo de papel, gramatura e cor. São diversas possibilidades de impressão. Normalmente, a impressão de livros seguem um padrão, mas você também tem a possibilidade de fazer a impressão com outros critérios que favorecerão a obra.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o processo de produção de um livro? Deixe aqui nos comentários e compartilhe com seus amigos escritores se achou interessante. ;)
Estou
no 5 ano e tinha que fazer este trabalho para história achei interessante e legal parabéns para quem escreveu